Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de SP promove o curso de capacitação “Gênero e violência doméstica”

    há 10 anos

    A Defensoria Pública de SP iniciou na noite de ontem (21/7) o curso de capacitação “Gênero e violência doméstica”. Até o final da semana, o evento reúne Defensores Públicos, Servidores da Defensoria, e pessoas ligadas à rede de proteção à mulher para debater temas como o feminismo, a Lei Maria da Penha e o atendimento nos Juizados de Violência Doméstica. O curso é promovido pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública, com parceria da Escola da Defensoria Pública.

    Na abertura do evento, a Defensora Pública Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Paula Meirelles, apontou que “ainda há muito a se falar sobre os direitos das mulheres e mesmo após a edição da Lei Maria da Penha há muito trabalho a ser desenvolvido”. Ela apontou que nesse caminho é “fundamental a atuação em rede e o curso se destina a fomentar esse trabalho”.

    O primeiro dia de curso contou com a palestra “Feminismo e Gênero”, ministrada pela professora da USP Heloísa Buarque de Almeida. A docente, que é cientista social e antropóloga especialista na área de família e gênero, apontou durante a palestra que florece nas universidades um feminismo com a ideia de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos. “Parece obvio, mas infelizmente ainda é preciso caminhar muito nesta direção, e o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública é fundamental para fomentar a mudança das leis e da mentalidade machista do judiciário”, disse ela.

    Os organizadores do curso ofereceram 150 vagas para participantes presenciais e recebeu cerca de 600 inscrições, inclusive de pessoas de outros estados. Para absorver a alta demanda, as palestras são transmitidas via videoconferência e podem ser acompanhadas nas unidades da Defensoria Pública pelo Estado e na sede da instituição, na Capital.

    Programação:

    1º DIA – 21 de julho - SEGUNDA-FEIRA:

    TEMA: Feminismo e Gênero

    História do feminismo, história do Feminismo no Brasil, Movimento Social de Mulheres, Feminismo contemporâneo, sentidos do feminismo nos dias de hoje; relações sociais de gênero,discriminação de gênero ou discriminação de sexo, contextualização histórica do termo e sua importância.

    PALESTRANTE: Heloísa Buarque de Almeida - Professora da USP, cientista social e antropóloga especialista na área de família e gênero.

    2º DIA – 22 de julho - TERÇA-FEIRA:

    1ª Palestra: Discriminação contra a mulher

    Discriminação de gênero, de sexo. de raça, de orientação sexual, no trabalho. na saúde, na educação, recorte nas mulheres negras, lésbicas, idosas e gestantes.

    PALESTRANTE: Dimitri Sales - Advogado membro da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OABSP, 1º Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo

    2ª Palestra: Violência contra a mulher

    Violência física, psicológica, sexual, moral, patrimonial, violência praticada no âmbito público e privado, violência doméstica e ciclo de violência; violência de gênero e direitos humanos.

    PALESTRANTE: Carmen Hein de Campo - Doutora em Ciências Criminais pela PUC SP, mestre em Direito pela UFSC e Universidade de Toronto. Advogada feminista, Professora em Direito, pesquisadora e consultora em violência contra mulheres. Coordenou a elaboração do Relatório Final CPMI

    3º DIA – 23 de julho - QUARTA-FEIRA:

    1ª Palestra: Oficina de Gênero e Masculinidade

    PALESTRANTE: Leandro Feitosa Andrade - Doutor em Psicologia Social pela PUC SP, onde defendeu tese sobre prostituição infanto-juvenil na mídia. Professor nos cursos de Psicologia e Serviço Social na PUC SP e de Serviço Social na FMU. No Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde coordena grupo de homens autuados pela Lei Maria da Penha, atividade que exerce desde 2006.

    2ª Palestra: Lei Maria da Penha

    Estudo de casos, acesso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e direito estrangeiro.

    Discussão sobre Medidas Protetivas. Aspectos Práticos e Polêmicos. Quais os avanços e retrocessos.

    PALESTRANTE: Gabriela Ferraz - Graduada em Direito pela Universidade de Salvador. Mestre em Direito e Estudos Europeus, Direito Comparado pela Universidade de Estrasburgo. Atualmente é coordenadora do Projeto Justiça Criminal do ITTC. advogada da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e membro do Cladem.

    4º DIA – 24 de julho - QUINTA-FEIRA:

    3ª Palestra: Atendimento humanizado e interdisciplinar da mulher em situação de violência

    Experiências de atendimento, identificação de risco de vida, fortalecimento das vítimas, encaminhamentos, formação de redes.

    PALESTRANTE: Daniela Pedroso - Psicóloga do serviço de atenção à mulher em situação de violência sexual.

    4ª Palestra: Mediação de Conflitos em Violência Doméstica

    PALESTRANTE: Célia Zapparolli - Projeto Íntegra de Mediação Fórum de Santana

    5º DIA – 25 de Julho - SEXTA-FEIRA:

    5ª Palestra: O Juizado de Violência Doméstica

    Como Funciona, quais os avanços havidos desde sua criação e quais os passos futuros a serem dados

    PALESTRANTE: Lindinalva Correia Rodrigues - Promotora de Justça MT

    6ª Palestra: Núcleos Especializados de Defesa da Mulher das Defensorias Públicas do País

    Experiências exitosas

    PALESTRANTE: Firmiane Venâncio - Defensora Pública Coordenadora NUDEM-BA

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações644
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-sp-promove-o-curso-de-capacitacao-genero-e-violencia-domestica/128810862

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)