Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Araçatuba: Defensoria Pública obtém decisão do TJ-SP que condena escola de informática por práticas abusivas na venda de cursos e livros

    há 10 anos

    A Defensoria Pública de SP obteve no Tribunal de Justiça (TJ-SP) no dia 19/8, em ação civil pública, uma decisão que confirmou a condenação de uma escola de informática e uma fornecedora de livros de Araçatuba (a 527 km da Capital) devido a práticas abusivas na venda de cursos e materiais didáticos.

    A decisão determina que cursos e materiais sejam comercializados conjuntamente num único contrato, com livros a serem entregues e cobrados conforme o aluno avance no curso – assim como é feito com as aulas. O TJ-SP também autorizou a rescisão de contratos sem multa e ressarcimento pela devolução de livros não usados.

    Segundo a ação, as empresas Aralivros Comércio de Livros Ltda. e Araçatuba Escola de Informática S/S Ltda. (filial da Microcamp) telefonavam para potenciais alunos informando-lhes que teriam sido contemplados com bolsas de estudos na escola, que seriam financiadas por órgãos públicos – mas que na verdade nunca existiram. Também praticavam propaganda enganosa ao afirmarem inveridicamente que os cursos eram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e que o material didático era elaborado pela Microsoft.

    Quando ia se matricular, o consumidor devia celebrar dois contratos: um sobre o curso, vendido por módulos; e outro sobre o material didático, comercializado e entregue apenas em sua coleção completa, referente a dois anos de curso. Porém, o valor do material era quatro vezes superior ao das aulas, e deveria ser pago na íntegra mesmo que o aluno desistisse do curso. Além disso, este também deveria pagar multa rescisória relativa às aulas de 15% das parcelas pendentes.

    Ação civil pública

    A ação foi proposta em julho de 2010 pelo Defensor Público Ricardo Jorge Kruta e hoje está sob responsabilidade da Defensora Pública Nelise Christino de Castro Santos. O caso teve participação também do Núcleo de Defesa do Consumidor e do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, que fez a sustentação oral no TJ-SP por meio do Defensor Público Hamilton Neto Funchal.

    Na ação, a Defensoria Pública argumentou que as empresas agiram com má-fé, violando, entre outras normas, o artigo , III, do Código de Defesa do Consumidor, que exige transparência nas relações de consumo. Isso se deve às propagandas feitas, que traziam informações falsas e visavam a venda de cursos, e não a de livros – que, apesar de citados apenas como material acessório, eram a maior fonte de lucro.

    A Defensoria pediu que os cursos e livros fossem vendidos em um só contrato, e entregues gradativamente conforme o avanço do aluno. Também pediu a nulidade dos contratos firmados, devido a práticas abusivas e a propaganda enganosa, com autorização para os consumidores rescindirem tanto os contratos de cursos quanto os de livros, sem pagamento de multa e com reembolso dos valores pagos. Em decisão de primeira instância, a Justiça acatou parcialmente os pedidos, autorizando a rescisão dos contratos e impedindo a inscrição dos consumidores em cadastros de restrição ao crédito.

    Recurso ao TJ-SP

    No julgamento do recurso ao TJ-SP, a 37ª Câmara de Direito Privado do Tribunal deferiu o recurso da Defensoria, determinando que os livros sejam entregues e cobrados gradativamente, conforme sejam cursados os módulos dos cursos. Também fixou o prazo de dez anos para ressarcimento pelos consumidores dos valores, e não mais o de 30 dias após a celebração do contrato para sua rescisão, como fixado anteriormente. A corte ainda manteve a proibição da inscrição dos consumidores em cadastros de restrição ao crédito.

    A Defensora Amanda Pontes de Siqueira, Coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, ressaltou que a decisao do TJ-SP reafirmou a legitimidade da Defensoria para ajuizar ações civis públicas. O motivo é o fato de a corte ter entendido que a existência de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público e as empresas sobre o mesmo assunto não impediria a Defensoria de ajuizar a ação, que buscou tutelar direitos além do estabelecido no TAC.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aracatuba-defensoria-publica-obtem-decisao-do-tj-sp-que-condena-escola-de-informatica-por-praticas-abusivas-na-venda-de-cursos-e-livros/136152222

    Informações relacionadas

    Fernanda Oliveira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Quero cancelar/trancar minha matrícula, tenho que pagar multa?

    Alynne Nunes, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Quero abandonar meu curso, mas a multa para encerrar o contrato é muito alta. O que fazer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)