Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Santos: Defensoria Pública de SP obtém sentença que impede corte de água a adolescente com deficiência de família carente

    há 10 anos

    A Defensoria Pública de SP em Santos obteve em 31/7 uma decisão que proíbe a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de cortar, por inadimplência, o fornecimento de água à casa onde vive um adolescente com deficiência que precisa de cuidados constantes de higiene. Em fevereiro, a Defensoria já havia obtido liminar em outro processo determinando que o Estado fornecesse cadeira de rodas motorizada e fraldas especiais ao jovem.

    A sentença foi proferida pelo Juiz Evandro Renato Pereira, da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Santos, a pedido do Defensor Público Thiago Santos de Souza. A decisão determina que o fornecimento não seja interrompido mesmo que haja contas não pagas, desde que o consumo não ultrapasse 30 m³ mensais – o excedente deverá ser pago. Para o caso de descumprimento da decisão, o Juiz fixou multa diária de R$ 500, a ser compensada com a dívida da família com a Sabesp.

    Segundo a ação, o adolescente tem hidrocefalia (acúmulo de líquido no crânio) e depende de cadeira de rodas. Também foi submetido a uma vesicostomia, procedimento que cria uma ligação entre a bexiga e uma abertura na pelé, sendo necessários uso de fraldas e higienização constante. Porém, devido à sua carência, a família deixou de pagar contas de água e enfrentava a ameaça de corte do serviço, o que colocaria a vida do garoto em risco.

    A Defensoria ajuizou a ação em maio de 2012 e teve decisão liminar favorável. Agora, na sentença, o Juiz afirmou não ser possível a interrupção do serviço por inadimplência – conforme permite a Lei nº 8.987/95 (regime de concessão e permissão de serviços públicos) –, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90)é norma especial que prevalece em relação à outra lei.

    O Magistrado cita entendimento do Ministério Público, afirmando que “a questão é intimamente relacionada à vida digna da criança, de forma que não é possível em tese o corte de água que prejudique criança especial, nos termos dos artigos e do ECA, dever que se aplica inclusive a uma companhia privada concessionária de serviço público”. O ECA garante a proteção integral e prioridade absoluta a crianças e adolescentes.

    Acessibilidade ao adolescente com deficiência

    No último mês de agosto, a Defensoria também fez pedidos administrativos às Secretarias Municipais de Santos de Educação e Saúde, para que sejam feitas obras na calçada em frente à escola do adolescente que permitam melhor acessibilidade a ele e sua cadeira de rodas, e para que ele receba gratuitamente fisioterapia e tratamento terapêutico para o uso de cadeira de rodas motorizada.

    Em resposta encaminhada no dia 3/9 à Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou "já terem sido concluídos os estudos para a implantação de 15 rampas nas calçadas da rota entre a escola e a residência do adolescente com deficiência, o que beneficiará também a comunidade da região". O ofício ressalta que as obras têm previsão de início em outubro e devem terminar até 31/10.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações923
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/santos-defensoria-publica-de-sp-obtem-sentenca-que-impede-corte-de-agua-a-adolescente-com-deficiencia-de-familia-carente/137675798

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 15 anos

    Copasa religa água de devedora idosa

    Direito Legal
    Notíciashá 9 anos

    Inconstitucionalidade do corte de água

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Apelação Cível: AC XXXXX-86.2019.8.06.0167 Sobral

    99Contratos, Estudante de Direito
    Artigoshá 11 meses

    Contrato elaborado com data retroativa: O que você precisa saber

    Estupro de vulnerável - Defesa - Apelação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)