Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campinas: Após pedido da Defensoria Pública de SP, Juíza revoga portaria que exigia autorização para crianças e adolescentes visitarem pais presos

    há 10 anos

    Após pedido da Defensoria Pública de São Paulo, crianças e adolescentes com pais presos na região de Campinas poderão visitar seus parentes sem a necessidade de autorização judicial. A medida, incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela Lei nº 12.962/2014, não vinha sendo cumprida devido a uma portaria que exigia a autorização judicial para que as visitas pudessem ser realizadas.

    De acordo com a Defensora Pública Mailane R. S. Rodrigues de Oliveira, coordenadora da unidade de Jundiaí da Defensoria Pública, o ECA “reafirma o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com seus genitores, mesmo no caso de privação de liberdade destes. Para a real efetivação desta convivência, não há mais necessidade de autorização prévia para visitação”.

    Com base nos apontamentos feitos pela Defensoria Pública, a Juíza do Departamento Estadual de Execuções Criminais de Campinas (Deecrim) e Corregedora dos Presídios da Região de Campinas, Carla dos Santos Fullin Gomes, determinou a revogação da Portaria nº 03/2011, da 1ª e 2ª Varas das Execuções Criminais de Campinas, que tornava obrigatória a autorização judicial para a visita de crianças e adolescentes a seus pais e avós privados de liberdade. “Atendendo a pedido formulado pela Dra Mailane R. S. Rodrigues de Oliveira, Defensora Pública Coordenadora Regional de Jundiaí, solicito a Vossa Senhoria [senhor diretor do presídio] os bons préstimos no sentido de dar cabal cumprimento ao ECA, que garante convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas pelo responsável ou, na hipótese de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial”, afirmou a Juíza.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações681
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campinas-apos-pedido-da-defensoria-publica-de-sp-juiza-revoga-portaria-que-exigia-autorizacao-para-criancas-e-adolescentes-visitarem-pais-presos/139013581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)