Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública de SP fecha acordo com Imesc e passa a ter exames de DNA em sua unidade de atendimento inicial na Capital

    há 8 anos
    A partir de 20 de abril, a Defensoria Pública de SP adota um novo procedimento para a realização dos exames de DNA nas causas em que atua. A cada 15 dias, a coleta de material genético pelo Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) acontecerá na própria Defensoria Pública, na unidade de atendimento inicial da instituição, localizada na Rua Boa Vista, nº 150.

    Com o novo procedimento, ao se deparar com uma demanda relacionada à investigação de paternidade, o Defensor Público irá agendar uma data para realização da coleta do material genético, notificando a parte contrária para comparecimento no mesmo dia.

    Inicialmente, serão agendadas 50 coletas por dia, e os resultados serão apresentados à Defensoria Pública em até duas semanas. Os casos excedentes de demanda serão também encaminhados para realização da coleta no próprio laboratório do Imesc, como atualmente ocorre.

    Para o Defensor Público Allan Ramalho Ferreira, Coordenador do Atendimento Inicial da Capital, o novo fluxo para a realização dos exames de DNA gerará economia de tempo, uma vez que a espera será muito menor. Além disso, a medida causa reflexos na quantidade de demandas ajuizadas. “A realização do exame de DNA no atendimento inicial se afigura como importante instrumento de solução extrajudicial de conflitos, sem o envolvimento do poder judiciário."

    Assim que recebido o resultado do exame, as partes serão novamente chamadas para que o retirem na própria Defensoria. Apenas nos casos em que houver resistência de uma das partes em realizar o exame é que haverá ajuizamento da ação de investigação de paternidade.

    A Defensoria Pública e o Imesc mantêm convênio com objetivo de realizar perícias médico-legais, psiquiatras e de investigação de vínculo genético, quando tais procedimentos envolverem pessoas beneficiárias da assistência judiciária gratuita. O convênio permite que a Defensoria Púbica solicite a realização de perícias também em procedimentos administrativos, o que agiliza o atendimento das pretensões dos usuários da Defensoria, reduzindo um grande número de demandas judiciais.
    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1195
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-de-sp-fecha-acordo-com-imesc-e-passa-a-ter-exames-de-dna-em-sua-unidade-de-atendimento-inicial-na-capital/326374984

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 5 anos

    Estado deve custear exame de DNA em caso de Justiça gratuita, decide STJ

    Jusbrasil Perguntas e Respostas
    Artigoshá 5 anos

    Paternidade: tire dúvidas sobre registro, reconhecimento, exame de DNA e mais

    Lucas Matheus Soares Stülp, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Petição Inicial de Ação de Exibição de Documentos

    Posocco Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Tire suas dúvidas sobre reconhecimento de paternidade

    Bruno Fuga, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    STJ determina que poder público deverá custear exame de DNA em caso de Justiça Gratuita

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Olá Boa tarde.Alguns meses atras fiz o exame na defensoria pública e gostaria de saber se tem como ver ou baixar em pdf o resultado de DNA on line continuar lendo

    Por favor..envie-me para o e-mail. josilene-higino@hotmail.com continuar lendo