Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dia Nacional da Defensoria Pública: em comemoração à data, Defensoria Pública de SP promove atividade de atendimento e orientação jurídica sobre direito à saúde na próxima quinta (19/5)

    há 8 anos

    Para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública, a Defensoria Pública de SP promove na próxima quinta-feira (19/5) uma atividade de atendimento e orientação jurídica sobre o direito ao acesso à saúde.

    Entre 9h e 17h, a Defensoria Pública irá manter seu veículo de atendimento móvel no Pátio do Colégio, Centro da Capital, além de estrutura de apoio, para recepcionar a população. No local, 12 Defensores Públicos irão promover atendimento e orientações sobre o direito à saúde, acesso a medicamentos, planos de saúde, entre outros. Materiais informativos relacionados ao tema serão também disponibilizados. A atividade integra a campanha “Acesso à Saúde: garantir o seu direito é nosso maior feito”, promovida em todo o País pela Associação Nacional de Defensores Públicos.

    O evento é uma ação conjunta Defensoria Pública paulista, a Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Paulista de Defensores Públicos (APADEP).

    A Associação Nacional de Defensores Públicos estima que no Brasil, apenas em 2015, a Defensoria Pública realizou cerca de 600 mil atendimentos na área da saúde. Entre as principais demandas estão: falta de medicamentos, vaga em UTI, marcação de exames e de cirurgias, tratamento de câncer, fornecimento de fraldas (para idosos e pessoas com alguma deficiência) e suplementos alimentares para dietas especiais. No Distrito Federal, os atendimentos no ano passado somam 19 mil. Já no Rio de Janeiro, 70% das ações de saúde no Estado são propostas pela Defensoria Pública.

    Em São Paulo, uma das demandas mais frequentes é a má prestação de serviço por parte de planos de saúde. Em 2015, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou cerca de 50 milhões de beneficiários em planos de assistência médica no país. No mesmo período, o setor registrou 1.340 operadoras de planos de saúde com registro ativo. Muitos beneficiários, muitas operadoras e também muitas reclamações. Diariamente, a Defensoria Pública recebe usuários que reclamam da falta de prestação do serviço e que solicitam intervenção judicial.

    No início do mês, por exemplo, uma decisão liminar obtida pela Defensoria Pública concedeu a um paciente com cálculo renal o direito de passar por uma intervenção cirúrgica custeada por seu plano de saúde. Após dar entrada em um hospital com fortes dores abdominais, o paciente foi diagnosticado com quadro grave de icterícia obstrutiva extra-hepática, com grande risco de morte. Segundo o receituário médico, era necessário que o paciente fosse submetido a uma intervenção cirúrgica, entretanto, após oito dias de sucessivas tentativas, não houve liberação por parte de seu plano de saúde para que o procedimento fosse realizado. O problema somente foi sanado após o irmão do paciente procurar a Defensoria Pública e relatar o caso. De posse dos documentos, imediatamente a instituição solicitou ao Judiciário que obrigasse o plano de saúde a autorizar a cirurgia, o que foi atendida. No dia seguinte o paciente foi submetido à intervenção cirúrgica e passa bem.

    Casos como esse são recorrentes. Assim, o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública elaborou uma cartilha que esclarece dúvidas e trata os direitos dos beneficiários de planos de saúde. A cartilha, que estará à disposição da população durante o atendimento realizado na próxima quinta-feira aborda: os prazos fixados às operadoras de planos de saúde para consultas; as diferenças entre os contratos novos e antigos; as diferenças entre planos individuais e planos coletivos; quais são os prazos de carências; como devem ser prestado os atendimentos de urgência e emergência; entre outros.

    Clique aqui para ver a cartilha

    Além da cartilha sobre planos de saúde, outros materiais gráficos estarão à disposição da população. Entre eles, o folder informativo desenvolvido pela Associação Nacional de Defensores Públicos sobre o direito ao acesso à saúde e como a Defensoria Pública pode atuar em favor daqueles que tiveram seu direito negado.

    Clique aqui para ver o folder

    Serviço:

    Atividade de orientação jurídica sobre o direito ao acesso à saúde

    Data: quinta-feira (19/5)

    Horário: Entre 9h e 17h

    Local: Pateo do Colégio, no Centro da Capital

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-nacional-da-defensoria-publica-em-comemoracao-a-data-defensoria-publica-de-sp-promove-atividade-de-atendimento-e-orientacao-juridica-sobre-direito-a-saude-na-proxima-quinta-19-5/338683346

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)