Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF nega liminar em ação direta de inconstitucionalidade e reafirma autonomia constitucional da Defensoria Pública

    há 8 anos
    O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) negou ontem (18/5) um pedido liminar feito na ação direta de inconstitucionalidade nº 5.296, proposta pela Presidência da República, que busca derrubar a autonomia constitucional, bem como iniciativa de proposta orçamentária, asseguradas à Defensoria Pública da União e do Distrito Federal.

    A decisão foi proferida por maioria de votos (8 a 2) e, durante o julgamento, Ministros do STF reafirmaram a autonomia constitucional da Defensoria Pública, na esteira de precedentes da corte.

    “Ao contrário, portanto, da pretensão da inicial de atribuir pecha de incompatibilidade com o texto da Constituição, vislumbro no espírito da norma a busca pela elevação da Defensoria Pública a um patamar adequado a seu delineamento constitucional originário – de função essencial à Justiça –, densificando um direito fundamental previsto no artigo da Constituição Federal, que ordena ao Estado a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”, afirmou o ministro Dias Toffoli em seu voto.

    A Defensoria Pública de São Paulo atua nos autos na qualidade de “amicus curiae” – e já peticionou ao STF manifestando-se pela improcedência da ação, sustentando que a autonomia da instituição, inclusive no âmbito estadual, já foi reconhecida pela jurisprudência daquele tribunal, além de decorrer expressamente do texto constitucional em vigor e de normativas internacionais sobre o tema, em especial no âmbito da OEA (Organização dos Estados Americanos).

    Saiba mais

    Na ADI, a presidente da República, Dilma Rousseff (afastada), sustentava que a Emenda Constitucional nº 74/2013, de iniciativa parlamentar, teria vício de iniciativa, na medida em que somente o chefe do Poder Executivo poderia propor tal alteração.

    A EC nº 74/2013 acrescentou o parágrafo 3º ao artigo 134 da Constituição Federal, no capítulo dedicado às Funções Essenciais à Justiça. O julgamento foi retomado na sessão de ontem com o voto-vista do ministro Dias Toffoli, que destacou o caráter autônomo das Defensorias Públicas, na medida em que não se sujeitam a nenhum dos três Poderes da República, assim como acontece com o Ministério Público e a Advocacia Pública. O ministro Toffoli acompanhou o voto da relatora, ministra Rosa Weber, mas por outros fundamentos. Para ele, não há como aceitar a alegação da presidente da República de que teria havido vício de iniciativa na propositura da emenda, simplesmente porque a Defensoria Pública da União não é integrante do Poder Executivo e de nenhum outro.

    Votaram com a relatora, ministra Rosa Weber, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e o presidente, ministro Ricardo Lewandowski. Ficaram vencidos os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio. O STF ainda irá julgar o mérito, em definitivo, da ação direta de inconstitucionalidade.
    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-nega-liminar-em-acao-direta-de-inconstitucionalidade-e-reafirma-autonomia-constitucional-da-defensoria-publica/339641260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)