Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública-Geral de SP manifesta-se pela derrubada do veto presidencial ao PLP nº 114/2011, que regulamenta a autonomia financeira da Defensoria Pública no País

    há 11 anos

    Nota Pública

    A Defensoria Pública-Geral de São Paulo manifesta-se pela derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei Complementar nº 114/2011, que regulamenta a autonomia financeira da Defensoria Pública em todo o País.

    O PLP nº 114/2011 havia sido aprovado em 21/11 pelo Congresso Nacional com apoio de todos os partidos políticos e após diversas manifestações favoráveis de órgãos técnicos do Governo Federal. A votação final pela Câmara dos Deputados foi unânime.

    O projeto alterava a Lei de Responsabilidade Fiscal para, entre outros aspectos, garantir a criação de um patamar de até 2% da receita corrente líquida dos Estados para investimentos na Defensoria Pública, a exemplo do que ocorre com o Ministério Público.

    A lei seria um importante instrumento para ampliar a democratização do acesso à Justiça no País e garantir a autonomia da instituição. De acordo com dados do Ministério da Justiça, os Estados investem na Defensoria Pública menos de 5% dos gastos totais com o sistema de Justiça no Brasil. A maioria das comarcas brasileiras conta com o trabalho de Juízes e Promotores – mas não com membros da Defensoria Pública, responsáveis por garantir os direitos fundamentais das pessoas necessitadas.

    A Defensoria Pública-Geral de SP, em parceria com a Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep), irá trabalhar em conjunto com o Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) e a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep) para reverter o veto presidencial e restabelecer a aprovação da lei pelo Congresso Nacional.

    Daniela Sollberger Cembranelli

    Defensora Pública-Geral do Estado de SP

    Abaixo-assinado eletrônico

    A Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) lançou um abaixo-assinado eletrônico em apoio à derrubada do veto ao PLP nº 114/2011. Para assinar, basta acessar este link.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-geral-de-sp-manifesta-se-pela-derrubada-do-veto-presidencial-ao-plp-n-114-2011-que-regulamenta-a-autonomia-financeira-da-defensoria-publica-no-pais/100264659

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)