Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vale do Ribeira: Defensoria promove audiência pública em 22/10 em Registro para debater lei de concessão de serviços em unidades de conservação

    há 7 anos
    A Defensoria Pública de SP promove, no próximo sábado, dia 22/10, na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, audiência pública sobre a lei estadual 16.260/16, que trata da concessão de serviços em unidades de conservação. O evento, aberto ao público mediante inscrição gratuita, é organizado em conjunto com a Escola da Defensoria Pública (Edepe) e outras entidades.

    A Lei nº 16.260, que autoriza a Fazenda do Estado a conceder à iniciativa privada a exploração de serviços ou o uso de áreas inerentes ao ecoturismo, bem como a exploração comercial madeireira ou de subprodutos florestais em áreas protegidas, foi sancionada em junho deste ano.

    Segundo o Defensor Público Andrew Toshio Hayama, “além de ser questionável sob o ponto de vista ambiental, a concessão de serviços de ecoturismo e de exploração de madeira em áreas públicas, especialmente as protegidas, à exploração empresarial poderá gerar conflitos com comunidades tradicionais (indígenas, caiçaras, quilombolas, caboclas e extrativistas) que ocupam ancestralmente territórios no interior destes espaços”. Ele alerta que no vale do Ribeira, cinco parques estaduais constam na lista de Unidades de Conservação supostamente aptas à concessão, onde vivem mais de dez comunidades tradicionais que serão diretamente afetadas.

    Andrew Toshio Hayama participará da mesa “Apresentação da Lei Estadual nº 16.260/2016 e seus reflexos às comunidades tradicionais”, composta também pela Procuradora Regional da República Maria Luiza Grabner, pela Advogada e ativista de Direitos Humanos Michael Mary Nolan e pela Advogada Assessora Jurídica do CIMI Caroline Hilgert. O evento ocorre das 9h às 16h, na sede da Unisepe (União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa).

    Para maiores informações sobre a programação e inscrição no evento, clique aqui.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vale-do-ribeira-defensoria-promove-audiencia-publica-em-22-10-em-registro-para-debater-lei-de-concessao-de-servicos-em-unidades-de-conservacao/395864726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)